O vice-coordenador, Iran Taques, salientou que o grupo estará participando ativamente nas discussões que envolvem problemas graves da sociedade, buscando alternativas para cada questão.
O grupo realizou investigações no sistema carcerário do município, realizaram visita ao mini-presídio Hildebrando de Souza e constataram as precárias condições em que se encontra o local, a capacidade é de 172 presos, mas estão encarceradas atualmente 350 pessoas. Portanto para este encontro os Jovens convidaram o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Dr.Marcos Luciano de Araújo. Durante a reunião ele forneceu informações, que foram debatidas pelo grupo, em especial, o tratamento dispensado aos presos. Aliás, a Comissão de Direitos Humanos da Oab (Ponta Grossa) realizou na Região de Campos Gerais um trabalho de três meses, onde foram constatadas as condições de higiene dos presídios, que segundo ele se encontravam em péssimo estado. Marcos defendeu a adoção de políticas públicas de inserção dos presos no mercado de trabalho.
Ao final da reunião, o grupo definiu algumas metas para melhorias nesta área, entre elas, a de firmar contato com as autoridades, inclusive o deputado Marcelo Rangel, no sentido que sejam adotadas políticas públicas mais eficazes para a melhoria das condições dos presídios. Além disso, os jovens da JPS deverão entrar em contato com a Secretaria de Saúde do município a fim de contribuir na questão do atendimento médico no Presídio Hildebrando de Souza. Na próxima semana o grupo já esta agendando visitas em instituições de ensino da cidade que tenham o curso de enfermagem para verificar possibilidade de parceria em relação a estágios no setor.
(Agradecimentos texto e imagem: J.Aldinam, Flávia Prazeres e Luiz Castilho.)

Um comentário:
Olá a todos!!
Muito produtiva a reunião, com a presença do Dr Marcos Luciano, que esclareceu os problemas carcerários em Ponta Grossa. Constatamos o déficit de vagas no mini presídio e a urgência na onstrução de uma Casa de Custódia em Ponta Grossa.
Um abraço a todos.
Rodrigo Kowalski.
Postar um comentário