segunda-feira, 31 de março de 2008

Jovens visitam acampamento Indígena em Ponta Grossa.

Ponta Grossa recebeu nas últimas semanas visitantes especiais. Uns grupos de Índios vindos das proximidades do município de Cândido de Abreu ficaram por vários dias alojados próximos a Rodoviária da cidade, há pouco mais de uma semana a Prefeitura cedeu um terreno na Rua Visconde de Nácar (Fundos do Hotel Vila Velha), para que as famílias pudessem se alojar. Recebemos várias informações sobre as condições precárias que se encontram e, portanto alguns integrantes da JPS estiveram visitando o local. Durante a visita conversamos com Maria Aroca (espécie de Matriarca do grupo) que nos mostrou um pouco das condições em que estavam, apenas protegidos por plásticos pretos, pretendem fazer do local sua moradia temporária. Segundo a Senhora Maria estão ali por falta de recursos, trouxeram seus artesanatos, cestos, porta frutas e outros para comercializarem, acumularem recursos e voltarem pra suas terras.
Pudemos verificar que realmente as condições são difíceis, não possuíam nem local específico para suas necessidades fisiológicas. Na última sexta-feira a Coordenadora geral da Jps entrou em contato com Secretário de Meio ambiente Laertes Bianchesi para conversar sobre o assunto, o Secretário atenciosamente respondeu as dúvidas e sugeriu ainda um contato com o Departamento da secretaria de assistência social do município, o qual também entramos em contato.
Membros da Juventude Popular estiveram novamente no local no sábado e para nosso contentamento a Prefeitura enviou funcionários para que providenciasse a construção de um local para utilizar como banheiro, e também será instalado um chuveiro.
As famílias estão se alimentando apenas de feijão. Os cestos estão sendo vendidos por preços que variam de 10 a 15 reais. O acampamento conta com 8 crianças entre bebês e maiores com até 11 anos. O grupo da JPS esteve mais uma vez no local e distribuíram diversas cartilhas e lápis coloridos para as crianças se distraírem, pois não estão na escola e não há nenhuma atividade para os mesmos.
Notamos que a escassez de alimentos e cobertas são grandes, nos preocupa a situação deles em dias chuvosos e frios como ontem a noite.
Se você que esta lendo e pode contribuir de alguma forma entre em contato conosco via email (ou na Rádio Central do Paraná, na rua XV), se mora em Ponta Grossa faça uma visita a este grupo de índios também levando doações.
(Agradecimentos: Luciane Pallú.)

Nenhum comentário: